Sex, 27 de agosto de 2021, 10:47

Projeto ViverZen UFS está com inscrições abertas
Serviço que busca melhoria da saúde física e mental dos trabalhadores já realizou mais de 2.000 teleatendimentos

Desenvolver atividades de ginástica laboral com vistas à melhoria da saúde física e mental dos trabalhadores é o objetivo de um serviço gratuito da Universidade Federal de Sergipe, que se encontra com inscrições abertas.

O “Projeto ViverZen UFS”, iniciativa do Departamento de Fisioterapia (DFT) da instituição, em parceria com o Departamento de Educação Física (DEF), atende ao público interno (servidores, professores, funcionários e alunos), e alcança também o público externo à universidade.

Teleatendimentos são realizados às terças e quartas, sempre no período da tarde, com duração média de 20-30 minutos.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o projeto já realizou mais de dois mil teleatendimentos, incluindo não só a ginástica laboral, mas análises ergonômicas dos postos de trabalho, orientações posturais e palestras educativas.

“Tentamos replicar o atendimento que era feito presencialmente, com os exercícios, música, câmeras abertas. É um momento em que alunos e professores estão supervisionando os movimentos e a ação; também é feito o trabalho preventivo, com análise da altura da cadeira, monitor, orientações sobre postura corporal etc”, explica a professora Maria Goretti, uma das coordenadoras do projeto.

Como participar?

Para participar, o interessado deve entrar em contato, em horário comercial, através do WhatsApp: (79) 99801-6379.

"Tentamos replicar o atendimento que era feito presencialmente, com os exercícios, música, câmeras abertas. É um momento em que alunos e professores estão supervisionando os movimentos", explica a coordenadora Maria Goretti (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

E-books

O projeto ViverZen UFS também tem desenvolvido conteúdo educativo para auxiliar nos atendimentos. Já foram lançados dois livros digitais, frutos da produção acadêmica do grupo: (1) Vamos falar sobre Covid-19 e saúde mental no trabalho? e (2) Estilo de vida contemporâneo X Síndrome Text Neck. Ambos podem ser baixados gratuitamente.

Projeto

Desde 2016, o projeto ViverZen busca promover a qualidade de vida do servidor da UFS. Atuando, presencialmente, todas as terças-feiras nos setores da instituição, o serviço teve seu funcionamento presencial interrompido com a pandemia do novo coronavírus e a consequente suspensão das atividades acadêmicas.

Professora Martha Bragança, do Departamento de Educação Física, é uma das coordenadoras do projeto (foto: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom-UFS)

Em seu novo formato, o projeto acabou por ter uma maior adesão, relata a professora Maria Goretti. “Antes, os servidores do interior tinham de vir para ser atendimentos em São Cristóvão, com a facilidade do remoto temos uma participação de mais pessoas, especialmente servidores do campus do Sertão”.

O projeto também passou a atender servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE).

Além dos teleatendimentos, o projeto ViverZen UFS também tem desenvolvido conteúdo educativo, em formato de livro digital. Dois ebooks já foram lançados.

Equipe

O Projeto ViverZen UFS conta hoje com uma equipe de cinco alunos, e será ampliado para oito. Além da professora Maria Goretti (DFT), participam a professora Martha Bragança (DEF), como vice-coordenadora, a fonoaudióloga do Hospital Universitário Liane Viana, a psicóloga Isabela Souza, além das fisioterapeutas Eline Cunha e Akeline Santos, ambas do DFT, realizando cinesioterapia laboral, meditação e técnicas de relaxamento.

“Outros professores, de outras áreas, que desejem se somar ao projeto, podem nos procurar”, comenta a professora Goretti.

Atualizado em: Sex, 27 de agosto de 2021, 11:15