Qua, 22 de setembro de 2021, 10:33

Vice-reitor abre Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Programação abrange conferências, mesas redondas, apresentações culturais, cafés pedagógicos e lançamentos de livros

Foi aberto nesta quarta-feira, 22, o XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, evento promovido há 15 anos pelo Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nesta edição, devido às restrições causadas pela pandemia da Covid-19, todas as apresentações ocorrem de forma virtual, com transmissão pelo canal Colóquio Educon, no YouTube.

De acordo com a professopra Veleida Charlot, coordenadora do evento e uma das principais idealizadoras do colóquio, o objetivo é promover o debate e a socialização do conhecimento produzido sobre grandes temas da Educação no Brasil e no mundo. “Não podemos perder de vista as diferentes perspectivas teóricas e políticas que estimulam pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de áreas afins”, afirmou.

A programação abrange conferências, mesas redondas, apresentações culturais, cafés pedagógicos e lançamentos de livros, trabalhando 15 eixos temáticos. Para o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, que representou o reitor Valter Santana na abertura do evento, são iniciativas como o colóquio que mostram que a universidade precisa ir além dos seus prédios, da sua estrutura física, trazendo contribuições reais para a sociedade.

“É uma satisfação enorme fazer parte dessa abertura, com uma mesa tão importante, em um momento difícil, de pandemia. Quero registrar a importância acadêmica do Educon não só para a instituição UFS, mas para a sociedade brasileira, que necessita cada vez mais dessa relação de proximidade, de construção coletiva em um país onde existe uma dificuldade enorme, às vezes até para se alimentar”, declarou.

Para ele, a educação é a transformação permanente da sociedade. “Sem a educação, a sociedade fica sem base. A presença de tantas pessoas nesse colóquio representativo mostra o compromisso da UFS com o desenvolvimento social, com a transformação da sociedade”, destacou o vice-reitor.

Rosalvo Ferreira, vice-reitor da UFS. Foto: Adilson Andrade.

Eixos temáticos

Os eixos temáticos definidos para o XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade contemplam as Políticas Públicas para a Educação Básica, Diversidade Étnico-racial e Legislação Educacional; Educação Inclusiva e Educação Especial; Educação, Sociedade e Práticas Educativas; Formação de Professores, Memórias e História da Educação; Ensino de Matemática e Ciências da Natureza; Neuroeducação, Ensino de Ciências Humanas e Sociais e Linguagem; Educação, Corpo e Gênero.

Além destes, fazem parte da programação os temas Educação, Inovação e Tecnologias; Relação com o Saber; Políticas de Educação Superior; Currículo, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico; Educação, Cultura e Arte; Educação e Saúde; Direito, Sociedade e Contemporaneidade e Pesquisa e Transdisciplinaridade.

A iniciativa tem a colaboração da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Extensão, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Direito, Departamentos de Educação e de Medicina, todos da Universidade Federal de Sergipe; além do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe.

Atualizado em: Sex, 24 de setembro de 2021, 12:11