Ter, 07 de fevereiro de 2023, 12:26

UFS inicia 3º Seminário Institucional do Pibid, RP e Prolice
Na quinta, 9, o evento prossegue no Campus de Itabaiana

Com o tema Desafios de Integração entre a Universidade e a Educação Básica, foi aberto nesta terça-feira, 7, em São Cristóvão, o 3º Seminário Institucional do Pibid, RP e Prolice na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento é organizado pelo Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e pelos coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Licenciandos na Escola (Prolice) e Residência Pedagógica (RP).

Evento busca estabelecer um intercâmbio com as instituições de educação básica que colaboram com o Pibid. Prolice e RP. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, o seminário busca estabelecer um intercâmbio com as instituições de educação básica que colaboram com os três programas, sendo parceiras na condução da formação inicial dos licenciandos. “São três programas que a universidade comporta dedicados a promover ações no cenário de práticas para os alunos das licenciaturas, sendo que o Pibid e o Residência Pedagógica são programas patrocinados pela Capes, enquanto o Prolice é uma iniciativa inovadora, com a mesma filosofia, mas mantido com recursos próprios da UFS. Esse seminário reúne os grupos que atuam em escolas da educação básica, com a supervisão de professores da universidade, professores do estado. Aqui estão sendo discutidas as dificuldades enfrentadas, as experiências em sala de aula e também estamos celebrando o lançamento de três livros, que são trabalho desses alunos e desses professores nas escolas da rede pública”, detalhou o pró-reitor.

“Quero destacar aqui o fato da UFS estar fazendo com recursos próprios esse apoio às licenciaturas, com um diferencial, porque é um programa que já nasceu durante uma pandemia, que nasceu digitalmente digamos assim. Foi mais uma ação da universidade para apoiar a educação básica no momento crítico da educação básica. No momento em que as escolas não sabiam para onde caminhar, a UFS chegou com um programa com mais de cem bolsas, apoiando a educação básica do estado de Sergipe”, destacou Dilton.

Dilton Maynard é pró-reitor de Graduação da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Temos hoje aqui reunidos alunos da UFS que participam dos programas da rede pública, coordenadores, uma grande reunião desses grupos que hoje estão espalhados pela rede de educação básica estadual e às vezes não tem a oportunidade de se encontrar para trocar experiências, então o objetivo desse evento é reunir para apresentar resultados, trocar experiências entre os grupos”, reforçou o pró-reitor.

Parcerias

A abertura do 3º Seminário Institucional do Pibid, RP e Prolice na UFS foi prestigiada pelo reitor da instituição, Valter Santana. “É preciso falar sobre a importância da parceria com o município, com o estado, em uma ação extremamente importante para a UFS, por também aproximá-la da sociedade, para que a gente possa efetivamente transformar a vida daquelas pessoas que estão fora dos nossos muros por meio das nossas ações. E quando a gente fala de fortalecimento da educação para a universidade, vimos um local de produção de conhecimento, com a responsabilidade de fomentar, de produzir, de melhorar a educação pública em nosso estado. As universidades federais tem essa responsabilidade de fazer essa transformação no país. É por meio dos trabalhos realizados nas universidades públicas que a gente vai conseguir elevar o nosso país pra uma outra condição. E aqui no estado, por sermos a única universidade pública, a nossa responsabilidade é muito maior”, pontuou.

“Passamos por períodos difíceis, mas nós tínhamos responsabilidade, uma delas era manter a nossa instituição funcionando. Tenho muito orgulho de estar ao lado de pessoas que trabalham e planejam para que momentos como esse sejam possíveis, com um esforço e uma dedicação muito grande. Então pensando na importância de programas como o Pibid, Prolice e a Residência Pedagógica, a equipe se dedicou em construir um projeto que refletisse os anseios da Universidade Federal de Sergipe, que fortalecesse as relações do ensino superior, por meio dos nossos cursos de licenciatura, com a educação básica”, complementou.

Abertura do evento contou com fala do reitor da UFS, Valter Santana. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O gestor destacou ainda a participação expressiva do público neste evento. “Fico muito feliz no dia de hoje em ver esse auditório cheio, para que a gente possa discutir educação, que a gente possa discutir o fortalecimento da educação e, principalmente, da educação pública. São para essas pessoas que nós temos que trabalhar, para transformar o nosso país, para transformar o nosso estado. A universidade é uma parceira do estado e do município para que projetos como esse e outros que possam transformar vidas tenham sucesso em suas execuções”, finalizou Valter.

Presenças

Estiveram presentes à solenidade de abertura do evento os coordenadores institucionais do Pibid, André Luis Andre; do Prolice, Laiany Santos, e da Residência Pedagógica, Ana Azevedo. Além disso, prestigiaram o seminário o professor Paulo Rego, representando o secretário de Estado da Educação e Cultura; e o secretário municipal de Educação de Aracaju, que é professor do Departamento de Letras Vernáculas da UFS, professor Ricardo Abreu.

O seminário tem a participação de coordenadores, supervisores, preceptores, bolsistas de iniciação à docência, gestores das escolas e alunos, e acontece em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Conferência, apresentação cultural, lançamento de livros e apresentação de resultados de experiências que fomentaram a produção de residência são alguns dos atrativos do evento.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 07 de fevereiro de 2023, 16:05